Links

1 2 3

Exercícios on-line

Phonetic Focus: A Sound Choice
Site da Cambridge English Online. Diversos tipos de jogos interativos relacionados à fonética e à fonologia da língua inglesa.(em inglês)

Fonética e fonologia

A Sound Reference to the IPA
Site do departamento de lingüística da Universidade de Ciência e Tecnologia da Noruega. Versão sonora do quadro fonético internacional disponibilizado pelo IPA. (em inglês)


International Phonetic Alphabet (IPA) Chart Unicode Keyboard
Site com um teclado fonético virtual, no qual o usuário escolhe os fonemas no quadro e o texto aparece digitado. Permite cópia do texto pronto para outros programas (Word, etc.)


IPA - The International Phonetics Association
Site da Associação Internacional de Fonética. Alfabeto fonético internacional, gravações de áudio de sons de várias línguas e fontes fonéticas para transcrições. (em inglês)


Peter Ladefoged - Vowels and Consonants
Site do laboratório de fonética da UCLA, sobre o livro "Vowels and Consonants", do linguista Peter Ladefoged. Quadro fonético sonoro, exemplos sonoros para cada capítulo do livro e exercícios. (em inglês)


The 3d Vocal Tract Project
Site do projeto desenvolvido pelo Centro de Tecnologia da Fala do Instituto Real de Tecnologia da Suécia (KTH). Modelo tridimensional do trato vocal para a análise da fala. Imagens disponíveis. (em inglês)


The UCLA Phonetics Lab Home Page
Site do laboratório de fonética da Universidade da Califórnia. Material e programas relativos à fisiologia, análise acústica, síntese e percepção da fala, gravação de áudio e estatísticas. Bancos de dados de sons de diversas línguas. (em inglês)

Fonética e fonologia do Português

LABFON
Grupo de pesquisa do Laboratório de Fonética da Faculdade de Letras (UFMG) dedicado principalmente à área da Organização Sonora da Comunicação Humana.


Laboratório de Fonética da Universidade de Lisboa

Informações sobre o grupo de trabalho e as linhas de ação do laboratório. Trabalhos e projetos nas áreas de Fonética Forense, Recursos Lingüísticos e Fonologia Teórica e Laboratorial.


LAFAPE - Laboratório de Fonética e Psicolingüística

Site do Laboratório de Fonética e Psicolingüística do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da UNICAMP. Informações sobre seminários, pesquisas e publicações realizadas pelo instituto.


Laboratório Virtual de Psicolingüística
Grupo de pesquisa da Faculdade de Letras (UFMG) dedicado à realização de experimentos psicolingüísticos on-line.


SEMIOFON - Semiose e Fonoestilística
Grupo de pesquisa da Faculdade de Letras (UFMG) dedicado ao estudo da Síntese da Fala Emotiva do Português Brasileiro.

© 2008 Projeto Sonoridade em Artes, Saúde e Tecnologia - UFMG