O som


Velocidade do som


A velocidade de propagação do som no ar é de 340m/s à temperatura de 15°C e cresce com a temperatura seguindo a relação:
c = (331.3 + 0.606 · T) m/s

onde T é a temperatura em graus centígrados. Cabe observar que a velocidade de propagação de qualquer onda é uma propriedade do meio, enquanto que sua freqüência é uma propriedade da fonte. Velocidade de propagação (c), freqüência (f) e comprimento de onda (λ) estão relacionados através da equação:

Velocidade = Comprimento x Freqüencia


Intensidade e amplitude


A intensidade do som é uma propriedade que relacionada à potência (energia por unidade de tempo) de vibração da fonte que emite a onda sonora. A quantidade de energia transportada por uma onda é proporcional ao quadrado da sua amplitude de forma que, para um dado intervalo de tempo, quanto maior a amplitude, maior a intensidade sonora. A unidade de medida de intensidade sonora é o bel (B), mas, normalmente, utiliza-se seu submúltiplo, o decibel (dB). 1dB = 0,1B. É a intensidade do som que nos dá a sensação de volume do som. A escala abaixo mostra, à esquerda, a pressão sonora em pascais (Pa) e, à direita, a intensidade correspondente em decibéis, com nível de referência (0dB) definido como o limiar de audição humano na freqüência de 1kHz.



© 2008 Projeto Sonoridade em Artes, Saúde e Tecnologia - UFMG