Fonologia autosegmental - Princípios


No modelo autosegmental são adotados princípios, que são formas de determinar a distribuição dos segmentos nas palavras. Os principais princípios desenvolvidos e utilizados nesse modelo são o “Princípio de sonoridade”, “as condições de licenciamento silábico” e o “Princípio do contorno obrigatório (PCO)".

O princípio de sonoridade adota uma escala que se baseia no grau de abertura do trato vocal e no nível da energia liberada durante a produção do som. De acordo com essa escala, os elementos mais sonoros ocupam o núcleo da sílaba, enquanto que os elementos menos sonoros ocupam as periferias. Pelo grau de sonoridade, os sons vocálicos são os de maior sonoridade e tendem, portanto, a ocupar o núcleo da sílaba. Já os obstruintes são os de menor sonoridade e tendem, então, a ocupar as periferias. Os sons líquidos, os nasais e os glides, por sua vez, têm valor de sonoridade médio; sendo, dentre eles, os glides os mais sonoros, seguidos dos e dos nasais.

As condições de licenciamento silábico buscam explicar a diversidade de contrastes de onsets e codas, levando em consideração a noção de categorias licenciadoras e categorias licenciadas.

O princípio do contorno obrigatório (PCO) proíbe seqüências adjacentes de unidades idênticas nas representações fonológicas. Assim, se dois segmentos idênticos ocorrem em seqüência (a exemplo das consoantes geminadas ou das vogais longas), eles são a reduzidos um só, mas mantendo-se a unidade temporal dos dois segmentos. Em outras palavras, há um só segmento associado a duas posições esqueletais. O exemplo abaixo simboliza a aplicação do PCO ao enunciado “appa”:






O PCO, então, proíbe que dois segmentos /p/ ocorram na coda de uma sílaba e no onset da sílaba consecutiva, e soluciona essa violação ao princípio atribuindo a um só segmento /p/ duas posições esqueletais. Tal segmento, então, recebe a classificação de ambissilábico, uma vez que está associado simultaneamente a duas sílabas distintas.





© 2008 Projeto Sonoridade em Artes, Saúde e Tecnologia - UFMG