Sons não utilizados na fala

Arroto

O arroto, ou eructação, é a liberação de gases do estômago pela boca. Esses gases encontrados no estômago geralmente são provenientes de ar deglutido não absorvido pelo organismo.

Escute a amostra sonora de um arroto.
(Amostra obtida no site http://iaracaju.infonet.com.br/users/abreu/arroto.wav)

Engasgo

O ato de engasgar está relacionado com uma falha da epiglote em bloquear o acesso de alimentos ao pulmão durante o processo de deglutição. A epiglote é o órgão responsável por coordenar a entrada de ar na laringe e a entrada de alimentos no esôfago. Através dos movimentos de levantar e abaixar, a epiglote pode liberar ou bloquear, respectivamente, a entrada de ar na laringe. Dessa forma, quando a epiglote não obstrui a laringe durante o processo de deglutição, partículas de alimento podem se dirigir ao pulmão, causando o engasgo, que seria a respiração comprometida por partículas sólidas e a liberação de tais partículas.

Espirro

O espirro é uma explosão involuntária da corrente de ar através do nariz e da boca, ocasionada por uma irritação das membranas mucosas do nariz ou da garganta. Este mecanismo de defesa do corpo humano é utilizado para expelir substâncias prejudiciais ao organismo, tais como ácaros, pó, pólen, vírus e bactérias. Quando essas partículas são inspiradas e entram em contato com as terminações nervosas das narinas, o cérebro prepara os pulmões para expelir uma coluna de ar maior do que a normal, suficiente para expelir tais partículas agressoras. O jato de ar, gotículas salivares e secreções nasais - o espirro - pode chegar a uma velocidade de até 160 km/h. Não é aconselhável segurar um espirro, pois isto pode ocasionar uma maior pressão na área dos ouvidos, provocando dores, infecções ou até mesmo o rompimento do tímpano.

Referência: http://www.idealdicas.com/fisiologia-do-espirro/

Escute a amostra sonora de um espirro.
(Amostra obtida no site http://www.thepocket.com/wavs/sneezing1.wav)



© 2008 Projeto Sonoridade em Artes, Saúde e Tecnologia - UFMG