Sons não utilizados na fala

Pigarro

O pigarro é um ato que pode ser voluntário ou involuntário e que se refere ao ato de pressionar uma prega vocal contra a outra, gerando atrito na glote. Esse processo geralmente é feito para eliminar mucos da laringe.

Escute a amostra sonora de um pigarro.
(Amostra obtida no site http://www.itaimpta.com.br/portal/entretenimento/batepapo/sons/pigarro.wav)

Ronco / Apnéia do sono

O Ronco, ou ressono, é o som produzido pela vibração do ar que, ao ser inspirado, sofre algum tipo de obstrução parcial (hipopnéia) nas vias respiratórias superiores, na faringe, ou na cavidade nasal. Já a apinéia do sono se refere a uma obstrução total do ar, provocada pelo fechamento da faringe, que ocasiona paradas respiratórias (10 segundos ou mais de respiração interrompida).

As causas desses distúrbios são variadas. No caso do ronco posicional, a posição em que a pessoa dorme pode fazer com que a língua pressione a garganta, causando obstrução. Já no caso do ronco rítmico, os fatores podem ser adenóides muito grandes, amígdalas, tumores, rinites, etc. Desvio do septo nasal, rinites, sinusites e pólipos nasais podem levar a obstrução nasal e forçar uma respiração bucal. Fatores como uso de álcool, sedativos ou a própria perda de elasticidade da faringe com a idade podem influenciar o relaxamento do músculo da faringe. Finalmente a obesidade também pode ser considerada causa do ronco/apinéia, pois a faringe é passível de infiltração gordurosa, podendo, então, sofrer obstrução.

O ronco e a apinéia, se não tratados, podem levar à incidência de doenças cardiocirculatórias, diabetes, obesidade, fadiga e sonolência diurna.


Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Apn%C3%A9ia_do_sono/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ronco/
http://cyberdiet.terra.com.br/cyberdiet/colunas/070312_sau_ronco.htm/

Escute a amostra sonora de um ronco.
(Amostra obtida no site http://www.thepocket.com/wavs/snoring5.wav)





© 2008 Projeto Sonoridade em Artes, Saúde e Tecnologia - UFMG