Links

1 2 3

Fonética e fonologia - outros idiomas

Phonetics: The Sounds of English and Spanish – The University of Iowa
Site de fonética da Universidade de Iowa. Análise dos sons do inglês, do alemão e do espanhol. Imagens animadas, vídeos e exemplos de palavras para os sons dessas três línguas. (em inglês)


Resources for Studying Spoken English
Site do professor George Dillon, da Universidade de Washington. Lista de outros links relativos à fonética (principalmente do inglês). Tópicos como fone e fonemas, análise de espectograma, sintetizadores da fala, percepção da fala, cursos e tutoriais, e dicas de softwares para download. (em inglês)

Lingüística

Associação Brasileira de Lingüística


Ethnologue
Site enciclopédico com o catálogo das 6.912 línguas vivas do mundo conhecidas até hoje. (em inglês)
Clique aqui e veja também o site com os códigos ISO para representação dos nomes das línguas mundiais.


LingForum.Com
Fórum internacional que inclui tópicos sobre os departamentos da Lingüística e sobre áreas como Sintaxe, Semântica, Morfologia, Fonética & Fonologia, entre outras áreas lingüísticas. (em inglês)


ReVEL - Revista Virtual de Estudos da Linguagem
Revista eletrônica com vasto material sobre diversas áreas relacionadas aos estudos lingüísticos, principalmente no Brasil. Artigos, resenhas e inclusive entrevistas com profissionais da área.


SIL Brasil
Estudos da SIL sobre os grupos índigenas do Brasil, suas línguas e culturas. Materiais relativos a essas línguas, tais como dicionários, gramáticas, publicações e trabalhos.


SIL International - Summer Institute of Linguistics
Site da Associação Internacional de Lingüística. Bancos de dados das línguas documentadas, materiais e publicações. Seção para download de fontes e programas utilizadas na análise da fala. (em inglês)


The Linguist List
Fórum organizado por linguistas, professores e estudantes, com o propósito de catalogar e analisar as diversas línguas de todo o mundo. Informações como línguas faladas em um determinado país, dialetos, família e grupo (além de materiais e publicações). (em inglês)

Outros

A Língua Portuguesa

A Língua Portuguesa
Site com informações sobre a história da língua portuguesa no mundo e no Brasil. Autoria de Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte), com colaboração de Antonios Sarhanis e Augusto Borges Amado.


ALiB - Atlas Lingüístico do Brasil
Projeto iniciado pela Universidade Federal da Bahia que conta com a ajuda de profissionais de doze universidades, destinado ao estudo da língua portuguesa e seus diversos dialetos, visando a criação de uma atlas geral no Brasil.


© 2008 Projeto Sonoridade em Artes, Saúde e Tecnologia - UFMG