Base de Dados Corpus CEFALA-1

O Corpus CEFALA-1: Base de dados audiovisual de locutores para estudos de biometria, fonética e fonologia é a primeira Base de Dados do Laboratório CEFALA. A base possui vozes de 104 locutores, sendo 49 do sexo feminino e 55 do sexo masculino. A base de dados é gratuita e está disponível para download. Para obter informações sobre como acessar a base, disponível em https://corpus.cefala.org, entre em contato com os mantenedores pelo e-mail cefala-l@cefala.org.


Documentos

O Protocolo de Coleta utilizado na confecção da base de dados Corpus CEFALA-1 seguiu basicamente três etapas: i) Fala Espontânea por aproximadamente 2 minutos; ii) Texto igual para locutores com a duração de aproximadamente 60 segundos; iii) Sequência de 20 frases iguais para todos os locutores com duração de aproximadamente 50 segundos.


Imagens

Imagens adquiridas durante o processo de coleta de áudio dos participantes. Um monitor foi utilizado para exibir o protocolo de coleta a ser seguido pelo locutor, além de exibir em tempo real a imagem e áudio captados.


Processo de Coleta de Áudio em Estúdio


Processo de Coleta de Áudio em Estúdio


Processo de Coleta de Áudio em Estúdio


Referência

Referência para citação do site da base de dados em formato LaTeX.

@article{FolladorNeto2019,
  doi = {10.17851/2237-2083.27.1.191-212},
  url = {https://doi.org/10.17851/2237-2083.27.1.191-212},
  year = {2019},
  month = jan,
  publisher = {Faculdade de Letras da {UFMG}},
  volume = {27},
  number = {1},
  pages = {191},
  author = {Arlindo Follador Neto and Adelino Pinheiro Silva and Hani Camille Yehia},
  title = {Corpus  {CEFALA}-1: Base de dados audiovisual de locutores para estudos de biometria,  fon{\'{e}}tica e fonologia / Corpus {CEFALA}-1: Audiovisual Database of Speakers  for Biometric,  Phonetic and Phonology Studies},
  journal = {{REVISTA} {DE} {ESTUDOS} {DA} {LINGUAGEM}}
}

Contato

Para maiores detalhes a respeito da base de dados Corpus CEFALA-1 entre em contato com o endereço de e-mail cefala-l@cefala.org.